Dica para evitar dores musculares após atividades físicas

postado por Lorenna Guerra

Duas universidades americanas realizaram recentemente estudos relacionando suplementação alimentar e quadro de dor tardia, devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos após atividades físicas. De acordo com as pesquisas, a adição extra vitamínica de 1 g de vitamina C e 400 unidades de vitamina E durante quinze dias amenizou de forma expressiva dores decorrentes de corridas em declive.

As dores após a realização de atividade física são uma das queixas mais comuns de que pratica exercício físico. Em geral, o tratamento é feito com gelo, mas o uso de suplementação se mostrou eficaz. Já o consumo de anti-inflamatórios deve ser evitado ao máximo, uma vez que especialistas alertam para um prejuízo no remodelamento muscular, processo natural de fortalecimento das células após esforço físico intenso.

O estudo revelou que a dor muscular era atenuada significativamente nos músculos quadríceps (anterior da coxa), ísquio-tibiais (posteriores da coxa), glúteos e panturrilha. De acordo com o fisiologista Turíbio Barros, aplicação de gelo associada ao consumo de nutrientes como Maltodextrina associada ao Whey Protein e outros suplementos são ótimas alternativas, uma vez que atenuam o desconforto das dores sem comprometer o benefício do processo.

A Maltodextrina é uma combinação de carboidratos simples e complexos, resultante da conversão enzimática do amido do milho, isto é, da união da maltose com a dextrina. Contém polímeros de dextrose/glicose (compostos de açúcares unidos que são mais fáceis para o corpo assimilar e utilizar), que são metabolizados lentamente pelo organismo, permitindo que a substância forneça energia durante uma atividade física que necessite de resistência e de longa duração. 

De recrutamento mais rápido, o carboidrato deve estar presente em torno de 60%, para que proteínas exerçam suas funções específicas, como construção dos tecidos musculares para obtenção de energia. Em razão disso, especialistas recomendam consumo da maltodextrina para praticantes de atividades físicas de resistência que ultrapassem sessenta minutos de duração.
Confira 5 vantagens da Maltodextrina:

  1. Principal fonte de energia suficiente para treinos intensos, o suplemento mantém os níveis de glicose no sangue durante um grande espaço de tempo
  2. Facilita o transporte de outros suplementos alimentares: o carboidrato auxilia a proteína a entrar na célula, para que seja utilizada para construção e reparo dos músculos
  3. Proporciona maior resistência e evita a fadiga
  4. Favorece a rápida reposição de glicogênio, principal reserva energética celular nos músculos, melhorando o desempenho
  5. Evita a perda de músculos
Para evitar uma superdosagem de carboidratos e sobrecarregar o organismo desnecessariamente, a Maltodextrina deve ser ingerida somente em dias de prática de algum tipo de exercício. A melhor hora para ingestão depende da atividade exercida. O suplemento deve ser consumidor antes ou durante o treino, em caso de atividades aeróbicas. Para praticantes de musculação, a dica é tomar o suplemento logo após o treino.

Outras informações sobre a Maltodextrina podem ser consultadas no site da GSuplementos, que trabalha com fabricação e fornecimento de suplementos alimentares. Referência no mercado de fitness e saúde, a GSuplementos participa de todas as etapas de produção, desde a escolha de matéria-prima até a distribuição. 

Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre esse post. O Garotas Dizem precisa saber quais assuntos mais te agradam e quais são os seus gostos, seu estilo. Assim, cada vez mais o conteúdo poderá te satisfazer. 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Voltar ao topo