16 dicas para emagrecer de forma saudável

postado por Lorenna Guerra

Foto do dia 16/10/2015 com 54,9kg, volto daqui a um mês com a comparação!
Fiquei horas preparando esse post enorme pra sair tudo do jeito que eu queria. Pretendo repassar todas as informações possíveis e relevantes para o assunto, mas sem deixar ninguém neurótico com o assunto. Então se você também quer ter uma vida mais saudável e perder peso ou ganhar massa muscular, continue lendo! Já começo dizendo que apesar de existir alguns truques que muitas pessoas não sabem (como alguns produtos que vão aparecer aqui), não existe milagre. O básico pra emagrecer de forma saudável é reeducação alimentar e exercícios físicos diários.

Então, vamos lá... Antes de tudo eu já começo dando algumas avisos:
  • Cada um tem um biotipo diferente, não tente ficar super magra sem que isso seja saudável pra você, pode ser perigoso.
  • Esse post é pra quem não está se sentindo bem com seu corpo, pra quem está acima do peso considerado saudável pra sua altura (calcular aqui) e pra quem está com problemas de saúde relacionados a alimentação.
  • Não faça dietas malucas pra alcançar seu objetivo. É bem mais saudável manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos, além disso, dessa forma os resultados são duradouros.
  • Não é obrigação de NINGUÉM perder peso. Você não tem que seguir um padrão, você não precisa se esforçar pra emagrecer porque uma amiga falou que você engordou ou porque o namorado reclamou da barriguinha. Prefira trocar de homem.
  • Não estou falando pra vocês fazerem tudo isso que citei aqui ao mesmo tempo, cabe a você ver o que acha melhor e ir "montando" seu próprio planejamento.
Pronto, avisos dados. Agora vamos ao principal? Separei várias dicas para emagrecer pra sempre e de forma saudável.


1. Optar por alimentos integrais
Nada de arroz branco, macarrão ou pão francês. Esses alimentos te sustentar por muito menos tempo, ou seja, você vai sentir fome e comer novamente mais rápido. Os alimentos integrais são ricos em fibras e o nosso organismo tem dificuldade para digeri-las, dessa forma, a sensação de saciedade é muito maior. Além de que esses alimentos também ajudam a acelerar o metabolismo, o que faz com que o corpo gaste mais energia e ajuda no emagrecimento.


2. Substituir o pãozinho por tapioca ou rap10 fit
Comer pão diariamente é um costume da maior parte dos brasileiros, e esses costumes adquiridos desde sempre são bem difíceis de perder. Vez ou outra como pão de forma integral, mas nem sempre. Eu consegui "parar" substituindo por sanduíches feitos com rap10 fit ou tapioca. Mas nessa segunda opção não podemos abusar, a tapioca apesar de ser saudável é bem calórica. Dá pra escolher entre vários deliciosos tipos de recheio, inclusive, aqui no blog tem um post com 24 opções.


3. Evitar ao máximo o uso de óleo
Na maioria das vezes eu uso minha Air Fryer, aquela panela que ficou bem famosa por "fritar" sem óleo. E antes que perguntem, já deixo aqui a resposta: Sim, funciona mesmo. Eu já fiz frango, alcatra, pão de queijo, quibe, batata e vários outros legumes. Ela é um pouco cara, eu sei, tem todo mundo acha o preço acessível e nesses casos façam como eu: Quando não estou em casa e não tenho essa opção, apenas troco o óleo pelo azeite de oliva extra virgem, que é bem mais saudável!


4. Beba muita água
No mínimo 2,5L por dia, viu? Evita a retenção de líquidos, controla a pressão sanguínea, melhora o funcionamento do intestino, evita câimbras, hidrata e te ajuda a eliminar gordura.

5. Adicionar sementes com fibras na sua alimentação
Regula o intestino, controla os níveis de colesterol, deixa a pele com aspecto mais saudável, reduz a retenção de liquídos, dá energia, controla os níveis de açúcar no sangue, fortalece o sistema imunológico e até ameniza os sintomas da TPM. Antes eu usava a semente de linhaça em sanduíches, pãos e bolos e a semente de chia em líquidos e saladas, mas como resolvi misturar as duas pra ficar mais fácil saber o meu limite. O indicado é uma colher por dia (de sementes, e não de cada uma delas).


6. Faça algum tipo de exercício físico
O ideal seria exercícios aeróbicos diários aliados a musculação, pra evitar a flacidez. Mas você não precisa entrar na academia se você não gosta. Você pode caminhar diariamente, se exercitar em casa (tem vídeos ótimos no youtube), pular corda, praticar um esporte ou, em casos de total falta de tempo, descer três pontos de ônibus antes do seu.

7. Substitua doces e chocolate por opções mais saudáveis
Não dá pra emagrecer se entupindo de açúcar, né? Mas vamos combinar que também não dá pra viver feliz sem adoçar um pouquinho a vida. A solução é substituir as opções que engordam por lanches mais saudáveis, mas que não deixam de ser uma delícia. Costumo deixar preparado alguns potinhos de gelatina, além do iogurte zero ou light que sempre tenho na geladeira. Eu já postei aqui um lanche que fiz com essa combinação e ficou uma delícia, clique aqui pra conferir.



8. Evitar leite integral e trocar mussarela por queijos magros
Os queijos fazem muita falta na nossa alimentação, porque são muito benéficos. Fortalece os ossos, afastando o risco de osteoporose; fortalece os músculos e são cheios de vitamina B. Acontece que mussarela e queijo branco, que são os mais "comuns" engordam muito. O que fazer, então? Uma opção é optar por queijos magros, como o cottage e ricota. Além desses, também são indicados as opções light de polenguinho, cream cheese e requeijão. E não precisa deixar de toma leite, mas prefira leite desnatado ou sem lactose. 

9. Cápsulas de óleo de cártamo
Indicado pra quem quer perder gordura localizada, principalmente abdominal. Ou seja, uma ótima aliada pra quem quer perder a barriguinha saliente. O indicado é duas cápsulas duas vezes ao dia meia hora antes das principais refeições. Eu optei por tomar antes do almoço e jantar, que são as vezes que ingiro mais calorias e carboidratos.


10. Suco detox de jejum
Antes do café da manhã, nada melhor que um suco detox bem gostoso. Esse é o melhor horário pra consumir porque assim ele tem o dia todo pra limpar o organismo. Você encontra várias receitinhas no google, mas logo logo postarei algumas aqui. Então, continue acompanhando o blog!

11. Chá verde e chá de hibisco
O chá verde é anti-oxidante; ajuda a controlar o colesterol ruim e diminui o risco de ataque cardíaco; protege contra os raios ultra violeta, o que atrasa o envelhecimento; ajuda a previnir câncer, alzheimer e parkinson; regula o nível de glicose no sangue, ajudando pessoas com diabetes. Já o chá de hibisco é diurético, evitando a retenção de liquidos; evita o acumulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris; ajuda a aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol ruim. Eu tomo os dois juntos, fiz uma misturinha e coloco uma colher e meia em um litro de água. Ingiro quatro copos por dia.


12. Água morna com limão de jejum
Esquente um pouco a água e esprema um limão, todas as manhãs. Ajuda na digestão, é diurético e purificador, estimula o sistema imunológico, equilibra os níveis de pH, limpa a pele, hidrata o sistema linfático.

13. Farinha seca barriga
A farinha seca barriga de Goji Berry possui um mix de farinhas que regulam o apetite e reduzem a absorção de gorduras, além disso por ter efeito termogênico, promove um maior gasto calórico. 


14. Baixe aplicativos que te incentivem
Aplicativos com dicas de exercícios (conhece o 7 minutos?); aplicativos que lembrar de beber água, te ajudam a contar calorias e montar sua dieta (já falei sobre o TecnoNutri aqui). Tem de tudo por aí, basta dar uma pesquisada!

15. Estabeleça uma meta
Em quanto tempo você quer perder o peso que precisa? Quais resultados você deseja ter daqui a um mês? Qual percentual de gordura você pretende atingir até o natal? Estabeleça metas e mantenha o foco pra cumpri-las. Pra emagrecer basta decidir o que você quer e se esforçar.

16. Acompanhe as mudanças do seu corpo
Eu já vi várias pessoas dizendo que tirar fotos antes e depois da dieta incentiva bastante a continuar, e concordo. Infelizmente esqueci de fazer isso no primeiro mês, mas de agora em diante juro que vou guardar fotos da evolução. Porém, eu sempre anotei minhas medidas, e foi muito gratificante ver a diferença. Olha só, anotei com a caneta azul as medidas do dia que completou um mês de academia + reeducação alimentar e com a caneta vermelha o que mudou em relação ao primeiro dia. Perdi 5cm de cintura e 3 na barriguinha.



É isso ai, pessoal. Espero que tenham gostado do post porque fiz com muito carinho! Como eu já disse anteriormente, se o assunto saúde, musculação e alimentação te interessa, volte sempre aqui porque estou bem focada e vou tocar bastante no assunto daqui pra frente.

Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre esse post. O Garotas Dizem precisa saber quais assuntos mais te agradam e quais são os seus gostos, seu estilo. Assim, cada vez mais o conteúdo poderá te satisfazer. 

Quer anunciar aqui? Saiba como.

21 comentários:

  1. Eu amei as dicas, mas tenho uma dificuldade imensa para abandonar os velhos hábitos, queria muito conseguir, mas nada supera um bolo com leite condensado :(

    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou amando teu blog, amei o post! Será que vc poderia fazer um sobre como ganhar massa magra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, quando eu entender melhor sobre o assunto posto sim! To começando a focar nisso agora <3

      Excluir
  3. Todas as dicas eu sigo, por indicação de uma nutri, mas eu não consigo comer arroz integral, me dá ânsia só o cheiro. Continuo comendo o arroz branco e estou tendo resultados, mas claro que eu não comia na quantidade que eu como hoje.
    Como tenho uma vida bem corrida faço exercícios apenas 2x na semana e 2 horas cada treino, mas é o melhor que posso agora.

    Você está ficando com um corpo muito bonito *-*
    Seu post foi muito bem feito e detalhado, eu amei ♥
    Beijos
    www.maeeucresci.com

    ResponderExcluir
  4. Eu optei por ter uma alimentação saúdavel faz um tempo e minha vida melhorou muito alem de conseguir eliminar os 25kg que me incomodavam muito e não adianta dietas malucas e voce ter disciplina e comer coisas saúdaveis. Adorei seu post ficou muito bom e explicativo beijocas.
    www.vitoriamartini.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dietas malucas nunca funcionam. O peso que vai, volta em dobro </3

      Excluir
  5. Adooooorei a dica do Cápsulas de óleo de cártamo, já tinha ouvido falar, mas eu tinha esquecido. No início do ano perdi 6kg com alimentação saudável + academia. Dei uma parada, mas quero voltar para definir mais o corpo ahhaa, ótimas dicas.

    Beijos Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu, Barbara. Eu adoro ver comentários seus aqui, porque acho seu blog uma lindeza! Hah

      Excluir
  6. OH DEUS!!!!
    Esse era o tipo de post que eu estava procurando, eu to ocmnedo por ansiedade gente!!!
    Essa ideia de iogurte eu nunca tinha pensado.
    Vou voltar com os chás também e procurar sobre essa farinha.
    Obrigadaaaaaa
    blogrobotomia.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu decidi adotar uma vida mais saudável na semana passada, mas como se pode acompanhar pelo meu fb, não tem dado muito certo com as saídas para fast-food dos fins de semana :( Comecei a correr na praia, mas eu preciso muito controlar a minha alimentação. Eu como muito e como muita besteira. Espero conseguir me disciplinar quanto a isso.

    Beijo ♥
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai miga, mas fds eu também como bobeira. Seguindo certido o planejamento durante a semana eu nem importo tanto. Se for pra parar de comer tudo que gostamos a gente fica doida!!! Melhor emagrecer mais devagar e feliz <3

      Excluir
  8. Salvei seu post nos favoritos, porque estava precisando de um empurrãozinho. Eu sou magra, mas sedentária e me alimento mal. :\
    Adorei as dicas! :)

    http://sobrenovacriacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não engordo tanto, mas o sedentarismo e alimentação ruim deixa a barriguinha saliente, além de não ser saudável né aahaha por isso mesmo resolvi mudar

      Excluir
  9. Eu não tenho muito problema em relação ao peso, mas estou sedentária e quero fazer exercícios. O problema é que não curto academia. Ontem entrevistei um professor de academia para um texto do blog e ele abriu a minha mente mostrando que hoje tem programa muito dinâmico para quem não quer apenas musculação. Vou tentar.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom a sensação de ânimo pra vida que fazer exercícios e comer bem proporciona. Acho válido mesmo pra quem já está no peso desejado. Eu mesma não quero mais emagrecer, só manter :P

      Excluir
  10. Adorei !!! Dicas super válidas ... Muita das dicas citadas, utilizo nos últimos 2 anos e já eliminei 42 kilos, iniciei com 120 kilos mas fiz uma dieta restrita ... Agora preciso eliminar 20 kilos, os mais dificeis, mas não impossível! Com suas dicas e Reeducação Alimentar conseguirei!

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo