Como organizar seu material escolar

postado por Anônimo

Pra começar o ano bem, nada melhor que dicas de como organizar seu material escolar. Pode parecer bobeira, mas é bem útil pra pessoas que são desorganizadas (tipo eu) e acabam perdendo coisas importantes que fazem falta uma hora ou outra. Então vamos lá:



1. Use post-it
Pode parecer não útil, mas faz muita diferença. Por exemplo, você está anotando o que o professor manda, mas ele sempre para pra explicar sobre outras coisas, e no meio disso sai uma informação que você (ou ele) acha super útil. Eu já deixei de anotar várias coisas pra não "bagunçar" a matéria do caderno (sair do assunto principal e misturar conteúdos), e isso me prejudicou. Com o uso do post it você pode anotar em frases curtas e colar onde preferir! Ps: Existem de várias cores, modelos e tamanhos, e você encontra em qualquer papelaria.

2. Use canetas marca-texto
Se você não usa livros emprestados pelo governo, claro, uma boa dica é grifar tudo que acha importante. Vi em um blog uma dica muito bacana, que é comprar quatro cores diferentes e usá-los de acordo com a importância do conteúdo. Crie uma legenda em uma página que você vai encontrar facilmente ou em um post-it no canto da sua contra-capa, como eu fiz. Olha só:


3. Compre uma pasta
Sabe aquelas pastas com plásticos onde você coloca folhas individuais? Compre uma e guarde nela todos os papéis que receber. Folhas com matérias, textos, provas, trabalhos ou testes. Esse tipo de coisa é muito útil da hora de relembrar tudo que já passou!

4. Use agendas ou planejadores
Essa dica pode ser levada pra sua vida! Assim como nos estudos, em tudo precisamos guardar datas pra não esquecer coisas importantes. Crie lembretes para não deixar passar coisas como entrega de trabalho, mostrar exercícios prontos, provas, testes, contas à pagar e etc.

5. Não se atrase
Quem é que nunca apertou o botão soneca quando o celular despertou? De manhã, o sono não deixa a gente raciocinar direito e as vezes fazemos coisas do tipo até sem perceber. Mas tenho duas dicas que podem ajudar! A primeira é deixar o despertador ou celular do outro lado do quarto, onde suas mãos só podem alcançar se você se levantar da cama. Assim você é obrigado a acordar de verdade (e se voltar pra cama é por culpa sua, e não do sono). A segunda dica é criar o hábito de deixar o material e roupas que você vai usar separados antes de dormir. Deixar tudo pronto ajuda a eliminar as correrias da manhã!

8 comentários:

  1. São ótimas as dicas, realmente vou precisar delas!
    Bjs
    www.borboletamaquiada.com

    ResponderExcluir
  2. Todas as dicas são úteis. :D A de deixar o celular no outro lado do quarto e a de deixar a bolsa arrumada pro outro dia funcionam. Faço sempre. :3
    Beijos, Liliane.
    http://lileh-likes-coffee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie!indiquei esse post lá no meu blog vai sair na quarta feira.Muito bom!beijos
    http://jacmetanoia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas , sempre deixo a bolsa arrumada pro outro dia
    Um super beijo
    http://www.derepentenaotemidade.com/

    ResponderExcluir
  5. adorei essas dicas, acho que nesse novo ano vou me organizar melhor haha

    http://prazeremsermenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da ideia das canetas de marcar texto pretendo testar essa técnica e eu já uso post-it :)

    princesamaloka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre fui organizada sem usar marca textos rsrs
    dicas ótimas :)

    ResponderExcluir
  8. As dicas são ótimas, gosto muito de usar marca textos. Facilita minha vida hahah
    beijos, www.desapégaadri.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo