20 dicas para se manter organizado

postado por Unknown

Todo mundo já teve problemas com organização. Manter as coisas em ordem pode ser uma missão bem difícil, principalmente pra quem tem hábitos ruins a muito tempo. Por isso, preparei uma lista que mostra 20 maneiras de se manter mais organizado:



Antes de tudo, pare de inventar desculpas. Você pode ser organizada mesmo que more sozinha, estude trabalhe e tenha filhos. Se você criar esse hábito, não vai gastar mais que vinte minutos do seu dia colocando tudo no lugar.

 Dê uma geral no seu quarto toda segunda-feira. Se você mora sozinha, trabalha e não tem tempo pra arrumar a casa inteira, tente dividir o trabalho e arrume metade no domingo a noite. Você gasta alguns minutos, mas o resultado vai melhorar o seu humor e afastar a preguiça.

♥ Tenha um lugar específico pra suas coisas. Guarde bolsa com bolsa, vestido com vestido, shorts com shorts e sapatos com sapatos. Dessa forma será mais fácil encontrar as coisas na hora de sair.

♥ Se você é daquelas que fica horas procurando a chave e se desespera com o celular tocando sem saber onde ele está, comece a deixá-los sempre no mesmo lugar. Uma caixinha encima de uma mesa do quarto ou uma prateleira de fácil acesso.

 Acorde no mesmo horário todos os dias, e deixe sua cama sempre arrumada.

 Não esqueça do café da manhã, mesmo que seja um copo de leite ou uma fruta. Também procure almoçar no mesmo horário. Se você fizer isso 40 minutos mais tarde, pode ser que você se atrase muito mais em tudo que vá fazer depois.

♥ Mantenha sua mesa de trabalho organizada, seja ela em casa ou em um escritório. Superfície e gavetas limpas, sem coisas desnecessárias.

 Faça planos e listas com o que você deve fazer nos próximos dias, no próximo ano ou na vida. Leia sempre pra não se esquecer dos seus objetivos.

 Não adie compromissos, não deixe pra depois o que você pode resolver de uma vez. Marque médico ou dentista assim que descobrir que está precisando, pague contas assim que conseguir o dinheiro necessário, ligue pra quem tem que ligar assim que lembrar.

 Tenha um caderno de organização. Você pode comprar um caderno simples e barato e usar divisórias plásticas para criar várias abas com categorias diferentes, por exemplo: Gastos, compromissos, desejos. Ele poderia te ajudar a controlar seu dinheiro, comprar somente o que você realmente precisa e não esquecer dos compromissos. 

 Anote os seus gastos, por menores que sejam. Para isso, compre um bloco ou caderno de anotações pequeno e ande com ele na bolsa, sempre que gastar dinheiro com um lanche ou qualquer outra coisa, anote. Quando chegar em casa, passe para o seu caderno de organização ou para um papel seguro, que você encontrará no fim do mês. Assim você não vai ficar se perguntando com o que gastou tanto dinheiro.

 Nem pense em fazer compras e/ou criar novas dívidas antes de estar com tudo em dia. Pague suas contas assim que receber o seu salário (ou sua pensão), depois disso, veja quanto sobrou, guarde um pouco pra casos de emergência e use o resto com sabedoria.

 Guarde os documentos, contas, exames e papéis importantes em pastas.

 Guarde anéis, brincos, cordões e pulseiras em caixas organizadoras. Esses itens pequenos costumam desaparecer misteriosamente, eles caem e é como se no chão do quarto existisse um buraco negro. Então, pra não ter que sempre comprar as mesmas coisas, tenha mais cuidado.

 Se você estuda, uma dica é manter um quadro na parede do quarto. Caso tenha alergia a giz, escolha aqueles brancos e escreva com canetas próprias. Anote datas de provas, entrega de trabalho, aulas especiais, palestras, etc. Essa dica também é válida pra quem não quer esquecer compromissos do trabalho ou da vida pessoal.

 Caso você tenha um smartphone, baixe aplicativos que possam te ajudar. Existe um que é chamado Minhas despesas, ele te ajuda a controlar os gastos.

 Aproveitando dicas anteriores, use o caderno de organização ou o quadro da sua parede para anotar a data das contas. Assim você não fica sem luz ou água, e não esquece de pagar a escola ou aquelas roupas que comprou no mês passado.

 Limpe assim que sujar. Mesmo que você more na casa dos pais e muitas outras pessoas deixem coisas sujas na pia ou espalhadas pela casa, limpar as coisas assim que você termina de usar é uma dica ótima. Dessa forma você faz a sua parte e diminui o trabalho pra quem for encarregado de limpar tudo depois, lembre-se que essa pessoa pode ser você. Aliás, talvez vendo sua atitude outras pessoas da casa comecem a agir assim.

 Livre-se de tudo que não usa mais. Doe roupas e sapatos, devolva os livros da escola, jogue fora jornais e papéis velhos que não serão usados novamente.

 Observe se entre suas maquiagens e cosméticos não existem produtos vencidos, caso ache algum, jogue fora. Essa dica também vale para os alimentos da despensa.

Criar esses novos hábitos pode ser difícil no começo, mas quando você começar a se acostumar vai perceber que não é esse bicho de sete cabeças e que, mesmo se fosse, valeria a pena. A vida fica bem mais simples e descomplicada. Ah, se você tem filhos, sugiro que comece a ensiná-los tudo isso desde cedo. Quanto antes, melhor.

Espero que tenham gostado do post. Deixem comentários!

17 comentários:

  1. Adoreeei as dicas!Acordar sempre no mesmo horário nas férias é difícil,mas sempre que acordo já arrumo minha cama,todo domingo é o dia da faxina onde eu organizo meu quarto.Sempre tento ser organizada,mas falta providenciar a lousa pra anotar os gastos que faço e coisas da escola.
    Beijoos
    http://gabi-modaevoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você falou uma grande verdade: é muuuuiiiitooo difícil, já tentei várias vezes me organizar e a última não faz nem 3 meses e já abandonei o meu caderninho (sempre esqueço dele, mesmo levando na bolsa), pareçe frescura pra algumas pessoas eu sofro muito com isso.
    Gostei muito das tuas dicas, obg e beijooos.

    ResponderExcluir
  3. linda eu ameiiii as dica tem umas que servem certinho pra mim rs bjssss

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, realmente muita coisa escrita ai pode mudar completamente o meu dia e eu nem havia parado para pensar. Parabéns pelo blog, ele me ajuda muito e sempre que posso estou dando uma passadinha.
    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMAS dicas =), principalmente em relação aos gastos... Beijos

    http://www.lalouise.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa muito obrigada pelas dicas eu amei ainda mais pra mim que sou uma pessoa muito desorganizada adorei beijos.

    www.sonhandoemlondres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá , tem como dar uma passadinha do meu blog que faz alguns dia que crie bjs http://girlsousadas1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas *-* Com certeza vão me ajudar bastante...vou aproveitar as férias pra ver se consigo me organizar.
    Beijos!
    Nem tão boba assim

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas. Como já estou de férias, vai ser um ótimo momento colocá-las em práticas. A minha sorte é que ainda não tenho contas para pagar, então sofro menos com isso. Mas vou tentar organizar mais nos estudos :D

    ResponderExcluir
  10. Oi. Super amei as dicas e estão todas aprovadas. Vendo elas, me faz ver que não sou assim tão desorganizada, só tenho que ter mais amor a minha mesa do computador mais organizada. E caso eu comece a trabalhar no ano que vem (já que não terei mais escola) ou entre direto na faculdade, terei um caderno de organização. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas e vou lutar contra a preguiça e começar a usar-las!

    opsthisisme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. eu adorei,ainda estou na sétima série,maas essas dicas vão me ajudar muito,sou muito desorganizada!! :P kkkk OBG

    ResponderExcluir
  13. pessoal,podem visitar meu blog,ele se chama "No capricho", o endereço é: www.nocapricho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. boas dicas, vou tentar seguir está regras pra manter limpo.... obrigada

    ResponderExcluir
  15. Estudo de manha e toda vez q vou arrumar arrumo outra coisa mas legal vamos ver se isso vai me ajudar!

    ResponderExcluir
  16. Eu amei as dicas, acho que elas são super válidas e eu tenho que aprender, principalmente a limpar dps de sujar/usar e e isso tb vale pro meu namorado que deixa tudo pra dps hahahah parabéns, vai me ajudar mt ❤

    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo