Você sabe tudo sobre o Enem?

postado por Unknown

Grande parte das leitoras e leitores do Garotas Dizem estão em fase de vestibular. Alguns se esforçando bastante e outros ainda não conseguiram reservar um tempo pra isso, talvez porque passem mais tempo na internet.  Certo? Mas agora não tem desculpa... Você também pode estudar por aqui. Criei a tag Vestibular para tirar dúvidas, dar dicas e compartilhar conteúdo com vocês. Como o título diz, o primeiro post fala sobre o Enem. Você sabe tudo sobre a prova?

Tumblr_m7whcuqko51rz9vb1o1_500_large

O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado anualmente. São dois dias de provas com questões de múltipla escolha sobre todas as matérias que você estudou nos últimos três anos. O Enem é um "medidor de aprendizado" que tem grandes vantagens pra quem não quer parar os estudos no 3º ano, e também para quem ainda não formou. Entenda melhor: 

1# Já fiz a prova, o que faço agora?

Você pode usar a sua nota para entrar em faculdades federais e até mesmo em particulares, com bolsas integrais ou parciais. Existem três grandes "portas" para o ensino superior no Brasil, sendo que, o Enem é pré-requisito para a inscrição em todos eles: Sisu, ProUni e Fies. Algumas são especialmente para alunos da rede pública, outras pra qualquer estudante. Caso queira saber mais sobre alguma delas, basta clicar no link. Direcionei o nome de cada um para o seu site, onde tem maiores explicações, como as condições para participar de cada um.

2# Posso me formar com o Enem?

Os participantes maiores de 18 anos que não se formaram, podem optar no momento da inscrição por usar sua nota para concluir o ensino médio. Você precisa de uma nota mínima para provar que sabe as matérias ensinadas na escola nesses anos, mas caso consiga, poderá usar sua nota para entrar em uma universidade como qualquer aluno que tenha feito seu diploma em uma escola.

3# Quais matérias caem no Enem?

No primeiro dia você terá quatro horas e trinta minutos para as questões das duas áreas: 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões sobre história, sociologia, filosofia e geografia; 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de química, física e biologia;

No segundo dia, você tem cinco horas e trinta minutos para duas áreas: 1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões sobre português, literatura, artes, educação física, língua estrangeira (inglês ou espanhol, você escolhe na inscrição) e a Redação; 2. Matemática e suas Tecnologias: 45 questões sobre matemática.

Você está preparado? Se sim ou se não, continue vindo aqui no blog. Como também estou me preparando, a tag vestibular será atualizada com frequência e pode te ajudar bastante! 

5 comentários:

  1. Enem é sempre tenso.
    Adorei o layout, muito lindo <3

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse ano vou fazer e adorei o posto, me ajudou muito!
    http://etudovicio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca havia entendido direito como funciona o enem e este post me ajudou bastante. Estou pensando em fazer o enem este ano, só pra ver como funciona mesmo, ja que ainda estou no 1 ano. Mas eu nem sei se ainda da pra se inscrever, vou procurar saber ^^ amei o post

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem ??
    Sempre fui apaixonada pelo seu trabalho , acho você uma fofa e te admiro muito .
    Sou maquiadora a um tempo e agora resolvi fazer um blog pra divulgar o meu trabalho .
    Hoje valorizo mil vezes o trabalho de vocês , cada dia se dedicando mais e sendo reconhecida de maneira que merecem .

    Se você puder me dar a sua opinião sobre o meu Blog ficarei muito agradecida , aceito criticas kkk apesar que é assim que agente aprende .
    http://sabrinalimamakeup.com/

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Nossa estou estudando horrores, hahah
    Acho que o Enem faz uma grande diferença, principalmente pra quem não tem condições de entrar em uma faculdade!
    Adorei o post.

    http://itslayneworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo