Dicas para blogs

postado por Unknown

Como a maioria de vocês já sabem, faço parte da equipe Atrevida. Fui escolhida para ser uma das Superatrês 2012 e fiquei super contente. Já apareci outras vezes na revista, mas esse mês foi algo mais especial... Fui chamada para dar pitaco em uma matéria sobre blogs. A revista chegou nas bancas ontem e eu fiquei super feliz quando me enviaram a foto da página em que apareci. Olha só...



Como não usaram todas as minhas dicas, resolvi mostrar pra vocês a mini lista que eu enviei para a revista em fevereiro. Espero que gostem!

1. Que nome escolho para o meu blog?

O nome é o principal em um blog. Você tem que escolher algo que marque, algo que suas leitoras não vão esquecer e que seja relacionado ao conteúdo do seu blog. Palavras que vão ser muito pesquisadas são ótimas pra isso! Mas cuidado, tem algumas coisas que não devem ser feitas. Primeiramente, tente não usar palavras em inglês. Você pode entender, mas nem todo mundo entende. Caso queira usar outro indioma, escolha palavras fáceis! Quer exemplos? Jeans, sun, way, love, hate. São fáceis e pequenas, não dá pra esquecer. Não use letras repetidas, isso pode confundir suas leitoras na hora de digitar o link. Se você quer colocar "amoreterno" como nome do seu blog, e este não está disponível, escolha outro ao inves de dar um jeitinho colocando uma letra a mais. Muita gente não vai tentar digitar "amooreternoo".

2. Onde criar o blog? Como faço pra ser um site .com ou .com.br?

Tem várias plataformas grátis, mas indico as mais comuns: Blogspot e WordPress. É bem fácil, entrando no site você vai encontrar a opção "criar". Quando estiver pronto, o final do seu link ficará com o nome da plataforma. Ex: garotas-dizem.blogspot.com (Caso seja pelo blogger) e garotasdizem.wordpress.com (Caso seja pelo wordpress). Depois que eu mudei o meu endereço pra .com, várias meninas me perguntaram como fiz isso, e foi ai que percebi que essa ainda é uma dúvida super comum. Na verdade, essa mudança é paga. Se o seu blog ainda tem poucos meses, sugiro que use o endereço free por mais um tempo, mas caso você já tenha um tempo de blog e saiba que vai dar certo, procure por "registro de domínio" e você vai encontrar vários sites, com preços diferentes. Procure o que mais te agrade e registre o seu. Na maioria dos casos o pagamento é feito por cartão de crédito ou boleto bancário.

3. O que postar?

Se o seu blog fala sobre moda, não fuja do assunto. Suas leitoras adoram o mundo fashion e não vão querer ler sobre política ou culinária. Se quiser falar sobre varios assuntos, separe por categorias. Fica mais organizado e cada um le o que quer. Ah, tente manter um padrão de postagens! Use imagens com a mesma largura e a mesma fonte (do mesmo tamanho) sempre. É ótimo entrar em um blog e ver que tudo está organizado por lá!

5. Que linguagem usar?

Uso a linguagem formal, tirando isso, no máximo um "tá" aqui ou ali. Não indico gírias nem abreviações demais. Na minha opinião, cansa bastante. Se uma de suas leitoras parar pra ler vários posts de uma só vez, pode achar meio chato. Sem contar que, as gírias variam de região pra região, e a linguagem informal também. Se você mora em minas, pode usar algo típico do seu estado que alguém do Mato Grosso não vai entender.

6. Sobre o que falar

A dica é saber inovar. Procure assuntos atuais, que chamem atenção e ainda não foram muito comentados. Quando pensar em postar algo, poste! Já perdi muitas boas matérias por deixar assuntos interessantes pra depois. Quando eles ficam batidos, não adianta. Pra ter um blog muito visitado, a primeira coisa que você tem que saber é que não deve ficar postando conteúdo repitido. É claro que você pode (e deve) tirar ideias de blogs maiores, mas copiar a matéria ou fazer alguma muito semelhante é furada. Pense comigo: Você entraria em um blog pequeno, com a mesma materia daquele que já é seu favorito há um tempão? Não. Nem eu, nem ninguém. Seja você, fale o que você pensa, fale sobre o que você quiser.

7. Que fotos escolher

Conhecem o weheartit? É um site muito fofo, lá vocês podem encontrar várias imagens lindas e a maioria com boa qualidade. Dá pra achar ótimas fotos pra ilustrar seus posts! Além dele, também tem o flickr, que já é mais conhecido. Seja em qual site for, use a caixa de pesquisa para procurar por uma palavra chave. Se você está postando sobre bullyng, por exemplo, escreva isso por lá. Podem aparecer imagens incríveis! Ah, também não se esqueça de colocar imagens que caibam no seu blog. Descubra qual é a largura da sua coluna de postagens e sempre escolha imagens iguais ou menores a ela.

Outra coisa é quando você precisa de imagens pra explicar o post. Por exemplo, você está fazendo uma matéria sobre o estilo da Demi Lovato e precisa de fotos que mostrem as roupas que ela costuma usar. Pesquise por "Demi Lovato estilo", "Estilo da Demi" e outras coisas parecidas. Com certeza não aparecer várias imagens. A dica é usar as fotos com melhor resolução!

8. Design

Se você entende um pouco de design, não se limite. Não é só o layout que precisa ser bonito! As postagens também merecem ser caprichadas. Programas como o Photoshop, Photo Scape ou o Photofiltre Studio podem ajudar!

9. A fama

Muitas blogueiras já desanimaram por falta de comentários. A fama não vem fácil! É preciso divulgar muito o seu trabalho pra ser reconhecida. Mas se tem uma coisa chata é ficar pedindo pra todo mundo "passar lá no seu blog". Não vá em outros blogs só pra mandar esse tipo de comentário, ok? Experimente coisas novas. Use suas redes sociais, comunidades no orkut e peça suas amigas pra ajudarem também. Outra dica muito útil é usar o seu link como assinatura. Sempre que comentar em um blog, mandar um e-mail, uma carta ou qualquer outra coisa parecida, assine com o seu endereço. Tem muita gente que fica curiosa pra saber o que tem naquele link que acabou de ver, e clica. Não se desespere, as visitas vem com o tempo! Se você tem talento, uma hora ou outra todo o seu trabalho vai começar a dar retorno!

38 comentários:

  1. Adorei o post! Dicas mais que válidas! Eu não sabia que você era da equipe da Atrevida! Que legal!!
    Beijos

    Ann;
    Vinte & Poucos

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, dicas valiosas viu? Beijos, www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei todas as dicas, vai ajudar muito a mim e aos outros blogueiros!
    Bjin*
    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeei. Também tenho um blog e me identifiquei muito com as dicas acima. Posso adicionar um tópico???
    Para se ter mais acessos é interessante CRIAR um SORTEIO. Isso mesmo! Pesquisei muito com profissionais de publicidade na web e eles me deram essa dica. Quando se cria um Sorteio, a probabilidade de se conseguir mais leitores/as é de 80%. E, no meu blog irei adotar esse método já no final deste mês.

    http://www.lucianamiranda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que chic, na revista Atrevida, parabéns!!!
    Essas dicas sao otimas, gosto sempre de ver essas dicas de blogs maiores para ver o que preciso melhorar no meu

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas! Pra ter um blog precisa ter consciência ^^

    www.garotadeallstar.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, to começando meu blog agora e as dicas foram bem importantes! Obrigada!

    beijos ;*

    quinzecerejas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, ajuda bastante quem ainda não tem um blog e tem vontade de criar, e também quem já tem, a aperfeiçoar o trabalho.

    ResponderExcluir
  9. AA Lô, comprei a revista hoje e a primeira coisa que fiz foi te procurar HUISAHUSAIH Amei *-*
    http://juliedebatom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Acabei de conhecer o seu blog e adorei :)
    Preciso comprar a revista pra conferir as suas dicas :P
    O meu blog é este aqui: http://rafaribeiiro.blogspot.com/
    Espero a tua visitinha por lá tb, beijos !

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas, adorei!

    Beijão~
    Amanda K.

    ResponderExcluir
  12. Amei suas dicas, são ótimas!

    www.teenlist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Dicas mto boas, parabéns por fazer parte dessa seção da Atrê.
    Boa quarta-feira.
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Como blogueira sou novata, mas sou leitora de blogs veterana e concordo muito coma dica 5, excesso de gírias cansam muito. Na verdade todo excesso é desnecessário, mantenha simples e limpo que o teu conteúdo, seja foto ou texto, vai se destacar para as leitoras.
    Adorei as dicas.
    bjbj

    Jessica
    Gerânio Azul

    ResponderExcluir
  15. ta na galera da atrê?
    ai que massa!
    parabéns
    vou comprar a revista so pra te ver kk >.<

    Beijos
    http://blogportalteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa adorei as dicas *-*
    Parabéns por entrar na Galera Atrê ♥

    Visita?
    wwwflavynhasz.blogspot.com
    Não precisa seguir se não quiser :)

    ResponderExcluir
  17. Blog é coisa pra quem ama. E ponto. Não adianta querer ter um blog porque é "moda" ou apenas pra ser cool e dizer que tem um blog. Tem que gostar de interagir com as pessoas, ter coisas a dizer, a explanar, enfim...
    As dicas estão muito boas. Com certeza elas vão ajudar muitas blogueiras iniciantes (e até as mais velhinhas que ainda não aprenderam a etiqueta na blogosfera).
    Parabéns pela matéria na Atrê!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  18. Adorei e matéria e concordo com a Mia Sodré, blog é pra quem ama. Criei o meu a pouco tempo, mas sempre quis fazer. No começo é bem difícil, em pouco tempo já desanimei várias vezes, mas o amor que eu sempre tive tá me fazendo persistir. Agora com essas dicas então...

    Aproveitando: http://detenisousaltoalto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. A matéria ficou ótima!
    Parabéns! ;D
    Não conhecia o seu blog, mas achei de um charme só! ^^
    Bjs,

    ResponderExcluir
  20. Estou vendo muitas dicas para blogs. Isso é bom,ainda mais para quem quer começar um ou quem começou a pouco tempo!
    Beijos
    http://unejeunefillesentimentale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Ótimas dicas, vou ver se compro a Atrê de março para te ver lá :D

    ResponderExcluir
  22. Eu comprei uma revista , quando olhei está escrito @Loore - SuperAtrê !
    Parabéns , fico feliz por você ! Suas dicas são muito boas ! :)
    Tem como me dizer o número da edição dessa revista ? #euquero ela !
    Seguindo aqui , se puder fazer o mesmo no meu, ficarei feliz ! Obrigada ! Beijos !

    www.unluxe.blogspot.com , Alícia Giovana !

    ResponderExcluir
  23. Nossa, amei o post!! Super útil.. Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Adorei as dicas Lo. Realmente para ser uma boa blogueira é preciso um bom esforço, que no final, sempre vale a pena. Assino em baixo em tudo que você disse, continue assim, adoro seu Blog.

    http://grandesonhadora.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu gostaria de saber se esse blog foi feito no Wordpress ou no Blogspot ... mt obrigado :D

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do post, algumas dicas que você deu eu ainda não tinha lido em outros blogs.
    Você escreve muito bem, parabéns! :**

    http://blogsarahdiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post.
    Parabéns!
    http://www.carmemrejane.com/

    ResponderExcluir
  28. Adorei as dicas, to começando meu blog agora e estou muito feliz com o resultado dele, e amo escrever,e já tive vários blogs, sempre acabava excluindo por falta de tempo pra postar, mas vou me dedicar ao máximo nesse.
    Beijos :*
    http://manualdesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nossa, esqueci de dar o endereço do blog! kk Que tança, meu deus! http://godoffashion.wordpress.com/ pode avaliar!

    ResponderExcluir
  30. Amei as dicas! *-*

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pela matéria e pelo blog :) Suuper curti

    Bjus

    ResponderExcluir
  32. eu simplesmente ameiiiiiii o seu blog,conheci hj e vou voltar sempre...
    parabéns :))
    http://lancedefolhetim.blogspot.com.br/search/label/Tirinhas

    ResponderExcluir
  33. Obrigada, me animei pra fazer meu blog, bjs e para béns pelo post, amei de verdade. *-*

    ResponderExcluir
  34. olá tudo bem, eu sempre quando posso entro em blogs e nunca deixei me siga ou esse tipo de coisa não gosto, meu blog é de bonecas, mas sempre leio de todo tipo sem fronteiras, obrigada pelas dicas lindo 2013 abraços da Leila

    ResponderExcluir
  35. Lorenna , você está de parabéns. dicas super uteis, e principalmente pra quem está começando né? *-*

    www.bygarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. oi lorenna tudo bem? amei suas dicas para blog são super uteis e meu blog está fazendo muito sucesso !!!
    vc está de parabéns
    amo seu blog. se quiser visita o meu http://www.tokecorderosa.blogspot.com.br/
    bjs.

    ResponderExcluir
  37. não é "indioma", é "idioma" :D

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo