Como fazer: Cupcakes

postado por Clara Novais


Fazer cupcakes virou meu novo vício e muita gente já veio me perguntar: como você faz? É difícil? Não, não é difícil! Aliás, é bem fácil e super divertido de se fazer. Vou dar a receita da minha produção de hoje para que você tenha tardes divertidas e deliciosas como as que eu tenho tido. Depois é só dar asas a imaginação e criar cupcakes personalizados. 

Sabor laranja com recheio de brigadeiro e cobertura de chantilly



Utilizamos massa de bolo pronta. Facilita, é bem gostosa e tem de vários sabores. Escolhemos o de laranja pois é clarinho, o que possibilita brincar com as cores.

Dica: Bolo sabor festa é enjoativo. Evite.

Além da massa pronta, são necessários:
   3 ovos
  2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
   3/4 de uma xícara de chá de leite

Bata bem, até que a massa fique homogênea, para poder acrescentar os corantes. 


Separe a massa em potinhos variados e adicione corante para fins alimentícios. Três gotinhas já deixam a massa com um tom clarinho, quanto mais gotas, mais forte a cor. 


Cupcakes geralmente são assados em forminhas de papel número 0 e é de grande ajuda ter uma assadeira especializada para isso (são baratinhas e fáceis de achar em mercados municipais e lojas especializadas), uma vez que, ao colocar a massa nas forminhas, elas se abrem e tudo vira uma bagunça!

Dicas: 1 - Adicionar mais de uma massa na mesma forminha também é uma boa! Você acaba criando rainbow cupcakes que são lindos e ainda mais divertidos de serem saboreados.
2 -  Coloque massa apenas até a metade da forminha, ela cresce.

Cada forno assa os bolinhos em um tempo, então é necessário ficar atenta. Pré-aqueça o forno por cerca de dez minutos e, após colocar as forminhas, evite abrí-lo pelos próximos dez minutos.

Enquanto os bolinhos são assados, faça o brigadeiro para o recheio (não pode ficar nem muito mole, nem muito duro) e, se seu chantilly não for do tipo que já vem pronto, prepare-o também.

Para saber se os cupcakes já estão assados o suficiente, enfie um garfo até o fundo de um dos bolinhos. Se o garfo sair limpo, sem massa grudada, tadãaa, já é hora de tirá-los do forno. Deixe-os esfriando por um tempo.



Cupcakes e brigadeiro já esfriados, hora de rechear os bolinhos. Corte o topo dele em forma de cone, como quando vai chupar uma laranja. Adicione o máximo de brigadeiro possível e depois force um pouquinho para reencaixar a tampa.






Agora vem a parte mais complicada: adicionar o chantilly! Como não tínhamos o biquinho específico para isso, utilizamos a velha tática do saquinho. Funciona assim: coloque chantilly dentro de um saquinho plástico, faça um furo na ponta e espalhe pelo topo do bolinho. Com o tempo você vai pegando prática e ficando melhor. No início é uma sujeira mesmo! Se estiver muito difícil, pode-se espalhar a cobertura com colher também.




Pronto! Agora é só enfeitar e servir os cupcakes


Agradecimentos: Luísa Trópia (http://9outof10.wordpress.com) que fez os cupcakes comigo.
Pedro Furtado (http://naometoquenaomeadd.blogspot.com/) pelas fotos.

13 comentários:

  1. Vou tentar fazer! Hahaha, quero até ver o que vai sair :P

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Vou tentar fazer nessas férias

    ResponderExcluir
  3. o seu post ficou bem melhor que o meu, vou chorar! :( ahahhaha

    ResponderExcluir
  4. ouun, que lindos! pena que eu sou uma negação na cozinha, então os meus não ficariam gracinhas assim.

    ResponderExcluir
  5. tenho até medo de fazer isso ai tah tão bonito se eu for fazer .. vai sair ate outra coisa hahahaha ... sei mal fazer miojo !! rsr quando eu tiver coragem tento =) é mais fácil do q podia imagina hehe =)

    ResponderExcluir
  6. Amei, eu já fiz cupcakes( ficaram lindos),mas nunca usei massa pronta. Vou tentar hoje. Amei os seus bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu tô nesse momento tentando fazer mais ja fiz duas fornadas e não deu certo "/ joguei tudo foda aff--" Agora tô tentando mais uma vez e se nem der certo desisto.

    ResponderExcluir
  8. Acheeei, há muito procurava uma receita fácil de cupcakes.

    http://blogdezoitoeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer.
    http://www.imperfeitaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei, vou tentar fazer, só preciso comprar a forma. haha.

    http://manualdesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OMG ficam lindos >< vou tentar fazer, uma das receitas mais fáceis de cupcakes que já vi

    ResponderExcluir
  12. muito legal...Eu fiz ficou otimo

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo