É comum o Brasil ser intitulado como país do futebol, mesmo assim, perdemos a final da Copa do Mundo por 7x1. Da mesma forma, também é comum ouvir falar que o Brasil é o país do carnaval, principalmente por gringos. Mas eles não sabem o que realmente acontece por aqui nessa época do ano. Então, aqui vamos nós: Explicando o carnaval brasileiro para gringos (e pra quem mais quiser ler sobre o assunto).
Nessa época do ano o país para: Poucas pessoas trabalham e a maioria fica livre de suas preocupações e foca apenas em se divertir. Isso é bom. Nós bebemos, dançamos, conhecemos pessoas novas e nos divertimos incansavelmente. Viramos noites, vamos a festas, curtimos vários tipos de músicas e viajamos pra lugares diferentes. Nós usamos roupas básicas ou nos produzimos exageradamente, tanto faz, é festa. Você só tem que se sentir bem.
O que a maioria das pessoas que não conhecem o Brasil não sabem é que o carnaval não é o mesmo em todo nosso país. O Brasil não é o Rio de Janeiro, e cada região desse país enorme tem uma cultura diferente pronta pra ser explorada. Eu queria poder falar exatamente como é em cada cantinho, mas só visitei cidades de Minas Gerais e os outros lugares só por televisão. Mas vou me esforçar e falar pelo menos os pontos mais marcantes dos carnavais mais famosos. Lembrando sempre que: Caso você não se identifique com esse tipo de festa, ainda dá pra aproveitar o feriado e viajar pra um sítio com amigos.
1. Rio de Janeiro
Desfile de escolas de samba com tudo que têm direito: Um tema marcante. carros alegóricos, fantasias super extravagantes e muita bunda de fora e samba no pé.
2. Olinda
Um dos carnavais de rua mais tradicionais do país. Muita gente nas ladeiras, máscaras no rosto, blocos, desfile de bonecos gigantes, frevo e outras atrações.
3. Salvador
Na Bahia tudo é motivo pra curtir um micareta, né? Nessa época do ano então, nem se fala. São inúmeros shows (principalmente de axé) e público bem animado.
4. Cidades de Minas Gerais
As cidades históricas de Minas Gerais são as que mais chamam atenção com suas grandes festas. Diamantina e Ouro Preto principalmente. Nessas cidades o carnaval de rua é bem famoso, música o dia todo, muitos shows, festas em repúblicas (as cidades tem universidades federais bem famosas) e blocos.
Nosso carnaval é festa sim, mas levando em consideração as dimensões do evento, é de se imaginar que ele possa ser dividido em partes. A parte boa, a ruim e as diversas outras que ainda não sei em qual dessas duas opções encaixar (e caso eu colocasse em alguma, você poderia não concordar). Apesar de ser muito divertido pra algumas pessoas, quem se incomoda com bagunça não costuma ser muito fã. Além disso, muito pegação, cantada barata e pessoas encostando em você sem sua permissão. Álcool o tempo todo (pra grande maioria), música o tempo todo, e um pouco de violência também (infelizmente).
Mesmo com os lados negativos dá pra se divertir sim, você só tem que escolher o lugar que se encaixe melhor e tomar cuidado com os perigos existentes. E ai, gostou do post? Conhece algum dos lugares citados, já passou o carnaval em algum deles? E nesse ano, já sabe pra onde ir?
Esse post faz parte da blogagem coletiva rotaroots. Espero que tenha gostado!
Ah o Carnaval é td de bom, eu já participei no RJ, tenho muita vontade de curti na Bahia.
ResponderExcluirÉ uma festa, é a nossa cultura, apesar dos gringos terem aspectos que ajudam a manchar o nosso país, deve-se mostra a cultura sempre!
Beijos.
www.cantinhob.com
Oi, Loh!
ResponderExcluirEu não sou muuuuito fã de carnaval por conta das pegações, xixi na rua e tudo mais haha mas eu passei o carnaval do ano passado em Salvador (contra a minha vontade) e... JÁ QUERO IR PRA LÁ DE NOVO!
Claro que eu fiquei em um camarote e não na zona, senão com certeza não queria mais haha porque vi umas coisas bem feias de lá... Mas lá, no confortozinho e vendo os trios passando e toda aquela energia... Meu, é muito bom! haha
Enfim, fico feliz que o carnaval tenha chegado novamente porque estou precisando descansar uns dias haha
Beijo!
Olinda, minha cidade, é você sintetizou bem, essa época do ano chove um pouco de gringo pelo brazel mesmo não é? legal o post haha
ResponderExcluirSou louca pra ir na sua cidade no carnaval ♥
ExcluirEu adoro o carnaval, mas realmente é tenso algumas coisas! Eu moro no RJ e acho aqui super tenso pra curtir o carnaval. Tem sempre uma confusão ou outra.
ResponderExcluirTambém faço parte do grupo.. Depois corre lá pra conferir o meu tema.
http://www.eaitolinda.com/
Beijos
Eu não curto muito carnaval não. A minha cidade fica cheia de turistas, o que é bom e ruim (como tem turista mal educado com as pessoas da cidade!). Mas vai rolar uma programação bacana, tem blocos nas ruas e farra! Acabarei indo em algum dos shows e vou embora cedinho pra evitar os barracos do pessoal bêbado... Ah, adoro ver os desfiles das escolas do Rio! ♥
ResponderExcluirSabe que ano passado fui pra Diamantina e virei noites na rua sem ver uma confusão/briga/roubo? Adorei lá ♥
ExcluirE dai você vem me dizer que meus vasinhos é que são fofos?
ResponderExcluirAhhhhhhhhh para! O seu blog todinho é que é a coisa mais fofa do mundo <3
Sempre entro por aqui para ler coisas boas, e hoje não é diferente. Gosto do jeito que você se expressa e sempre faz qualquer assunto ficar relevante...
Um beijo <3
Ah, pode ter certeza que to sempre por aqui viu, só as vezes não comento por preguiça (sabe como é né) mas sempre comento em pensamentos, hehe!
Sinceramente, não gosto muito de carnaval (só do feriado haha), prefiro ficar em um lugar mais tranquilo e sem muita baderna. Mas acho muito interessante os desfiles das escolas do Rio e SP, é tudo muito bem planejado e criativo. Na minha rua, sempre tem algumas festinhas, com consciência, dá pra curtir bastante.
ResponderExcluirBeijos, Teorema Adolescente
Eu sempre aproveitei meu carnaval descansando ou colocando séries/filmes em dia.. hahaha essa era a minha 'folia' :D :D
ResponderExcluirNem tinha visto os temas desse mês no Rotaroots, já vou lá conferir :)
Sou suspeita para falar, mas eu amo o carnaval do Rio de Janeiro, sério, é um amor.
ResponderExcluirFoi bom ler seu post sobre, me deixou curiosa para curtir o carnaval de Minas, pretendo passar o próximo por lá com o meu namorado. :D
http://relicariovasconcelos.blogspot.com
Ameeeeei esse post! hahah Muito bom! :)
ResponderExcluirNão sou fã de Carnaval, mas o feriado e a chance de ir pra praia relaxar já anima qualquer um.
Beijos
www.coffeewithtati.com
Gente, seu post foi uma maravilha. Aposto que os gringos vão entender direitinho o que é carnaval agora. Infelizmente aqui no Paraná a festa não é tão animada, ainda mais no interior que é onde eu moro. Morro de vontade de curtir o carnaval em Olinda e Rio de Janeiro. Até fiz um guia de sobrevivência pra quem não pode comemorar o carnaval (ou não gosta) também foi sugerido pelo Rotaroots.
ResponderExcluirhttp://www.marisoek.com/2015/02/programas-pra-curtir-o-carnaval-em-casa.html
Estou adorando as postagens coletivas... cada um tem uma visão diferente! E esta tua postagem foi muito boa em mostrar as diferenças culturais existentes, Gostei muito!!!
ResponderExcluirBeijo
aprochegando.blogspot.ca
Ótimo post!
ResponderExcluirCada um tem uma visão diferente sobre o carnaval. Eu sou do tipo de pessoa que acha que o carnaval aqui no Brasil, nas situações atuais, é algo negativo.
Beijos,
www.heroinasmodernas.com
carnaval tem seu lado positivo e a maioria negativo,música que não suporto, ainda não entendo o por que do pessoal pagar 300 reais em um abadá e ter que aturar todos os canais abertos falando do mesmo tema e fingindo que entende de axé e samba.
ResponderExcluir