7 dicas pra quem está começando com um blog

postado por Unknown

A blogagem coletiva do mês de março tá puro amor e é uma pena que só to conseguindo colocar em dia no fim do mês, mas mesmo assim, tá sendo feito com muito carinho. O tema do post de hoje é "Dicas pra quem está começando com um blog" e como eu adoro escrever sobre o assunto, resolvi participar. Separei algumas coisas que eu acho super importantes, mas caso você queira se aprofundar no assunto e ler mais sobre isso, já fiz vários posts com dicas pra blogueiras: Coisas que eu não gosto no seu blog, coisas que eu gosto no seu blogcomo divulgar seu blog, links úteis para blogueirasDicas para blogs (apareci na Atrevida falando sobre).

Leia minha listinha e faça do seu blog um espaço de puro amor nessa blogsfera :P




1. Não se inspire demais em outros blogs

O título do blog é super importante pra conseguir seu espaço na internet, fuja do comum e não use nomes muito parecidos com blogs já existentes. Além de não parecer tão "especial" sendo relacionado a outro já no título, isso pode te livrar de muitas dores de cabeça. Por exemplo: Faço parte de um grupo super legal no facebook e recentemente apareceu uma garota acusando outra de copiar o nome do seu blog apenas porque os dois tinham o sufixo "ando" no final. Em compensação, quando eu e outras meninas fomos falar que não era plágio e visitamos o blog da moça, o layout era praticamente idêntico ao da Nina Secrets. Ou seja...

É uma delícia usar nossos sites e blogs favoritos como inspiração, mas tudo tem seu limite. Cuidado com o plágio, ok? Desde a escolha do nome do seu blog, passando pela criação do layout até a postagem de conteúdo: Faça do seu jeito, no seu estilo e de uma forma que faça lembrar somente a você.

2. Use um layout que combine com você e mantenha seu blog bem formatado

Respeitando a dica número 1, opte por usar um layout personalizado e que seja bem o seu estilo. Você não precisa começar já encomendando um com um designer profissional, mesmo que você não saiba fazer muita coisa. Tem muitos layouts disponibilizados pra download grátis na internet, aqui mesmo você pode encontrar alguns. O máximo que você vai precisar é editar o título, e isso é bem simples.

3. Cuidado com os erros de ortografia

É muito feio chegar em um blog e encontrar erros já no primeiro parágrafo do primeiro post. Você não precisa ser a melhor da sua turma de português, mas é bom tomar cuidado e sempre corrigir os erros antes de publicar seus textos. Hoje em dia isso é super simples, os navegadores costumam fazer aquele sublinhado vermelho abaixo de palavras erradas, é só clicar com o botão direito e escolher a opção correta.

4. Não fuja do seu foco

A não ser que você trate sobre assuntos femininos em geral, como o Garotas Dizem e muitos outros blogs que conheço, foque na sua categoria. Se o seu blog é sobre maquiagem, não adianta aceitar um publieditorial de uma máquina de lavar só pra receber um dinheirinho extra. Ou então, falar sobre aquele modelo de saia novo só porque está percebendo que o assunto está tendo bastante visualização e comentários pela blogsfera.

Eu gosto muito de alguns links de assuntos específicos que eu conheço, é bom saber que ali você só vai ler sobre determinados assuntos. Assim, sempre que quero algo do tipo, já sei onde entrar e vou direto em tal blog. 

5. Faça o possível pra postar com frequência, respeitando o seu ritmo

Não é legal deixar o blog abandonado por muito tempo, mas também não é nada legal escrever qualquer coisa e de qualquer jeito só pra não deixar o dia passar sem uma postagem nova. Pra manter a qualidade dos seus posts, respeite o seu ritmo e a sua criatividade!

6. Escreva apenas sobre o que você gosta

Você nem liga pra moda e maquiagem, mas como está vendo que esses blogs estão fazendo sucesso resolve criar um. Acha que vai dar certo? Não vai. Escolha um assunto que te interesse e sempre escreva sobre coisas que você acha legal. Desse jeito é bem mais fácil fazer um bom blog: O texto flui e quando você percebe, fez um post super interessante.

7. Blogue por amor, nunca por dinheiro

E por fim, mas retomando o que falei em alguns itens anteriores. Faça porque gosta, e não porque quer uma renda extra. A blogsfera é linda pra quem sabe aproveitá-la ♥


Esse post foi sugerido pela postagem coletiva do Rotaroots.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas Lorena, o meu principal desafio é o tempo, mas eu adoro ter um blog, é muito prazeroso.

    Um beijo, www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas Lo, com certeza vão me ajudar muito. Bjs!
    sahsant.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo