Como deixar sua república organizada

postado por Unknown

Ano passado comecei a dividir apartamento com uma amiga e deu tudo certo. A principio pensei que ficaria pouco tempo por ela ter um gato e eu já ter apresentado sinais de alergia, mas foi tudo bem e eu acabei me apaixonando pelo Pietro (ele é um amor). Acontece que em 2015 vou dividir uma casa com mais três meninas, o que pode ser ruim caso não existam regras e bom senso da parte de todas, inclusive da minha.


Eu já convivi com muita gente que mora em república e também passei um tempo lendo sobre o assunto, o que me levou a tomar algumas atitudes que podem amenizar futuras discussões bobas. Com isso, separei algumas dicas para quem está na mesma situação:

  • Procure saber sobre a personalidade de quem possivelmente dividirá a casa com você. Pergunte sobre seus gostos e suas rotinas, manias que possa incomodar alguém durante uma convivência por longo tempo, se ouve música alta, sai e volta muito tarde, gosta de festas, leva muitas visitas em casa, etc. Isso pode evitar que você se envolva com pessoas que são totalmente o oposto de você e isso acabe causando conflitos. Por exemplo: Eu gosto muito de festas, bebo socialmente e chego em casa tarde algumas vezes, você consegue imaginar uma boa convivência com uma garota super religiosa, que não sai de casa e tem sono leve? Seria bem complicado.
  • Espalhe plaquinhas com "regras" pela casa. É claro que ninguém sai de casa a procura de um novo pai/mãe regulando tudo o tempo todo, mas algumas questões básicas precisam ser decididas. Exemplos:

  1. Sujou alguma coisa na cozinha? Faça o possível pra lavar logo em seguida. 
  2. No banheiro, usou o vaso sanitário? Dê descarga. (Parece óbvio, mas muita gente esquece mesmo que sem querer). Sujou a pia com pasta de dente ou coisa do tipo, limpe na hora. Tomou banho e alguns fios de cabelo agarram no ralo? Jogue fora.
  3. Como a sala é uma área comunitária, também é preciso deixar claro que não é bom espalhar coisas pessoais por lá (como calçados, roupas ou objetos em geral).
  4. Como cada uma tem seu quarto, acho que essa é a parte mais tranquila. Cada uma cuida do seu espaço e OK.

  • A questão da alimentação também tem que ser combinada! Vocês vão dividir as compras? Tudo ou só o básico (arroz, feijão, carne, etc)? Caso vocês optem por dividir o básico e comprar o restante (biscoito, sucrilhos, torrada, etc) por conta própria, é interessante que cada uma tenha seu espaço na geladeira e no armário, ou então utilize vasilhas plásticas com nome para guardar os alimentos. Mas devo lembrar que: Egoísmo é feio. Não vá negar um biscoitinho quando sua amiga ainda não tiver feito compras.
  • Separe o lixo, é sério. Atualmente essa é uma questão muito importante e nem todo mundo se preocupa como deveria. Eu mesma confesso que só aprendi a separar reciclável de orgânico com a minha amiga que mora comigo. Valeu, Bia. ♥
  • A última dica é decidir logo no início como vai funcionar a limpeza da casa: Faxineira uma vez por semana? De 15 em 15 dias? Ou  as próprias moradoras se juntam pra limpar a casa? Nada que uma reunião não resolva.
No caso das placas, seria bom espalhar pela casa antes de receber as moradoras, caso seja uma nova república. Assim, ninguém confunde um simples pedido com uma indireta ou algo do tipo. É bom que elas estejam por ai antes que alguém se acostume a fazer algo errado e depois leve as regras pro lado pessoal.

Para quem está na situação contrária, escolhendo uma república para morar, as dicas são basicamente as mesmas. Espero que esse post ajude vocês!

5 comentários:

  1. Ótimas dicas! Eu nunca morei em república, mas acredito que, quando há cooperação, tudo dá certo. <3 Boa sorte nessa aventura! Não esquece de contar depois como está sendo dividir a casa com mais gente ainda - tô curiosa! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu morei em uma república de garotas por um tempo, mas infelizmente não era um quarto para cada uma, eu dividia com outras duas meninas, que infelizmente não tinham nada do seu bom senso hauahauhauh
    Mas também conheci pessoas maravilhosas e não teria mudado de escolha, caso voltasse no tempo. Aprendi muito com essas experiencia.

    Adorei a lista de regras para boa convivência, com certeza todas elas são primordiais!
    Boa sorte na nova moradia! <3

    ResponderExcluir
  3. Lembrei de quando morei em república (na verdade era um pequeno apartamento, eu e mais uma menina). Eu não conhecia a moça e alinhar as manias e regras foi um tanto difícil... Esse caderninho de regras também funciona muito na vida à dois (sou casada) e alinhar as manias de duas pessoas que dividem o mesmo quarto AND a mesma cama é mais difícil ainda.

    Considerações finais:
    - Amei mil vezes o comentário lindo que você deixou lá no PS. Coraçãozinho ficou irradiando felicidade ♥
    - Seu espaço é lindo, acolhedor e aconchegante. Já saí salvando link pra voltar sempre e sempre ♥

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não é fácil dividir casa.Principalmente quando não se conhece as pessoas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. quando me mudei para São Paulo, cogitei procurar por uma república, mas prefiro fazer as coisas de acordo com o meu tempo e minhas possibilidades. acho que em uma república, você deve ter a responsabilidade de deixar tudo organizado sempre.

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo