Sobre a ilustradora Giovana Medeiros

postado por Unknown

E lá vai mais um daqueles posts com ilustrações incríveis pra você ficar babando, e claro, desejando um dia conseguir desenhar assim!

A Gi tem 24 anos, nasceu em Criciúma/SC e atualmente está em Dublin, estudando inglês. É uma Designer de Estampas/Ilustradora muito talentosa e já ilustrou páginas de algumas revistas. Conheci o seu trabalho a pouco tempo e me encantei!

Sempre tenho uma dúvida em relação à ilustrações que vejo por aí... são feitas manualmente ou digitalmente? Fiz essa pergunta e ela contou que a maioria dos seus desenhos são digitais.

Conversei com a Giovana e ela topou dar uma entrevista completa pra vocês. Curtiu as imagens do post? Então leia as respostas da moça pra conhecer um pouco mais sobre ela e o trabalho incrível que está cada dia fazendo mais sucesso por aí!


1. Com quantos anos você começou a se interessar por ilustrações?

Eu sempre gostei de desenhar, mas quando fiz curso técnico de design e comecei a conhecer  a descobrir as possibilidades para ilustração profissionalmente.

2. Seus desenhos são todos bem fofos. O seu estilo sempre foi assim, ou você já passou por outra fase?

Eu já tive várias fases,apesar de sempre ter gostado de temas femininos. Quando era bem mais nova tentava desenhar estilo mangá, tentava reproduzir Sailor Moon, pokémon, essas coisas. Tive uma fase meio "tim burton" de fazer coisas fofinhas e creepies.
Depois disso, comecei a fazer aula de pintura, tentava criar desenhos/pinturas mais realistas, e tentava fazer desenhos "sérios" que porque por algum motivo se alguém dissesse que meu desenho era "bonitinho" eu achava que não estava fazendo nada que merecesse respeito. Quando comecei a trabalhar pra valer, e a fazer faculdade,não sobrava mais tempo pra nada.  Então comecei a fazer minhas tirinhas no computador com aqueles desenhos bem "tosquinhos" que tem nas páginas mais antigas do meu flickr, e incrivelmente comecei a ter um retorno bacana. Foi assim que com ajuda de alguns amigos me convenci que não tinha nada de errado em fazer desenhos mais simples e fofinhos, tem lugar pra tudo nesse mundo. Assim que terminei a faculdade comecei a tentar fazer desenhos mais detalhados e tal,mas acho que eles são uma evolução daqueles tirinhas.

3. Você se inspira em alguém?
Tem vários artistas que eu sigo e que me inspiram, mas ás vezes eu tento me afastar deles para não deixar me "influenciar" demais.


4. Como você aprendeu a desenhar? Sempre foi boa nisso, ou no começo os seus desenhos eram diferentes? Já fez algum curso?

Eu sempre desenhei, e foi um processo natural continuar desenhando. Na minha fase mangá eu comprava aquelas revistas que tem passo a passo de desenho (sei de muita gente que passou por essa fase, haha), e depois fiz curso técnico design, e a faculdade de moda, onde tive aulas de composição e algumas de desenho e fora isso fiz aula de pintura em tela. Eu sempre quis muito estudar só ilustração, e esse ano vou começar um curso de dois anos aqui em Dublin!

5. Sabe aqueles dias que mesmo querendo muito, a criatividade não vem e você não consegue criar nada? Já passou por algum desses dias improdutivos?

Muitas vezes! E às vezes isso vira uma fase que dura vários dias,e eu fico tão triste que só dá vontade de dormir e largar tudo. Mas se eu tenho força o suficiente começo a procurar imagens que me inspirem a desenhar algo, como por exemplo eu adoro moda, costumo looks de desfiles pra reproduzir do meu jeito, o que é divertido de fazer, e pelo menos não fico parada. E o engraçado é que é sempre assim é só fazer um desenho que a vontade volta com tudo!

6. Alguma vez pensou em desistir? Por que?


Algumas vezes, por vários motivos. Por ver gente muito boa e mais nova que eu (um exemplo), porque não sou muito organizada, eu não sou boa fazer networking, nem disciplinada, então eu já passou pela minha cabeça tentar fazer isso só por diversão. Mas toda que vez que pinta um trabalho, eu fico super feliz em saber que tem alguém me pagando para fazer algo que eu gosto tanto, e ai fico com vontade de fazer isso para o resto da vida.



7. O que faz pra se manter inspirada?

Tento me cercar das coisas que eu mais gosto,tipo livros e tralhas,assistindo e lendo ficção, e tomando cafézinho!

8. Quando começou a vender seus desenhos? Como isso aconteceu? Alguém te procurou ou você decidiu arriscar e divulgou seu trabalho?


Algumas pessoas entraram em contato comigo por causa do meu flickr, mas eu sempre considerei isso como um fator sorte. Como não dá para contar só com isso eu estou reorganizando meu portfolio para começar a "vender meu peixe".

9. Tem algum truque que pode nos contar?


Às vezes eu tento usar meus desenhos como lei da atração, e desenho coisas que eu queria ter/pessoas que eu queria ser. Ainda não funcinou, mas vai que um dia né.



10. Aposto que muitas meninas vão se apaixonar pelos seus desenhos! Muitas dessas vão se sentir inspiradas, e algumas vão pensar em desenhar também. O que você tem a dizer a quem quer seguir esse caminho, ou a quem já está com o pé na estrada mas ainda não teve reconhecimento?


Acho que uma coisa que não tem como dar errado é desenhar sempre, nuncanunca vai ser demais (e nunca vai ser o suficiente). Faça porque é legal e porque é divertido, sério, eu acho que desenhar é uma das coisas mais legais que existem. Então se você gosta, só desenhe!

11. Deixe um recado para as leitoras do Garotas Dizem.

Obrigada pela atenção toda, tenho certeza que vocês são todas mega fofas :)

Links
Para falar com a Giovana: https://twitter.com/#!/giovanamedeiros

21 comentários:

  1. Ameii as ilustrações ;D
    http://imperfeitaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci os desenhos da Giovana por um acaso, pelo deviantart! Acabei encontrando algumas ilustrações de Doctor Who e fiquei interessada *-*
    Eu achei eles muuuuito fofos! A Giovana é super talentosa!
    BTW, adorei a ilustração do Inspector Spacetime <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa, os desenhos dela são lindos! Também quero ser ilustradora e essas imagens e entrevistas me deixam ainda mais animada com o essa carreira!

    Beijos
    garotasemasas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o estilo doce com o arzinho lúdico! :)
    Se quiser da uma olhadinha na minha fan page, ta rolando uma promoção de ilustração personalizada! O que acha?

    https://www.facebook.com/pages/Fabiella-Flores-Ilustra%C3%A7%C3%B5es/308106899229239

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. As ilustrações são lindas, quem me dera ter esse talento!

    ResponderExcluir
  6. Tenho a leve impressão de que vi alguma ilustração dela em alguma revista. Os traços dos seus desenhos são lindos e ela é uma fofa!

    ResponderExcluir
  7. Que fofa! Ela desenha muito bem, realmente tem talento.
    Beijos ♥

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  8. Adorei as ilustrações, lindas!

    http://blog-dds.blogspot.com.br/
    @paulafonseeca

    ResponderExcluir
  9. lindas as ilustrações *-* adorei..

    DDG :)
    www.devaneiosdeumagarota.com

    ResponderExcluir
  10. Sou de Santa Catarina e não conhecia ela. Encanto muito <3

    ResponderExcluir
  11. Admiro muito ilustradores, as imagens produzidas por eles são tão lindas que às vezes e passo horas e horas admirando as obras. Sou péssimo quando o assunto é desenho, acho que é por esse motivo que admiro tanto pessoas assim criativas. =]

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Uma mais linda que a outra.
    http://imperfeitaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sonho em um dia saber desenhar tão bem quanto ela kkk

    ResponderExcluir
  14. Os desenhos são lindos!

    http://andgarotaimperfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. AAAAAAAhhhhh essa é a ilustradora dessa sua capa mega fantástica, vc tá de parabéns porque escolheu umas das melhores ilustradoras ela é demais.

    @flavia_dls95

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada por ilustrações, acho lindo! Ficaria lindo as ilustrações dela emolduradas para decoração!

    ResponderExcluir
  17. que programa ela usa para fazer as ilustrações?

    ResponderExcluir
  18. qual o programa que ela usa para fazer as ilustrações??
    vcs temn alguma idéia?
    bj

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo