Sobre a ilustradora Isabela Santos

postado por Unknown

Nunca fui dessas que repara os créditos de fotografias, ilustrações e outras coisas de revistas. Não sei se por sorte ou destino, quando recebi a minha Atrevida de janeiro, prestei mais atenção nos cantinhos das páginas do que na minha foto e nos meus links espalhados por ela. E me agradeço por isso.

Foi assim que conheci o trabalho da Isabela Santos. Ilustrações lindas e encantadoras, cheias de cores e mínimos detalhes. Um amor! Me encantei por tudo e resolvi apresentar a moça pra vocês!


A Isa tem 30 anos, nasceu em Belo Horizonte, mas já vive em São Paulo há 4 anos. Trabalha como designer e ilustradora e sempre participa da Atrevida. Além disso, ela também já teve vários de seus desenhos estampados em blusas da marca Khelf, alguns em meias da Puket e uma de suas estampas nos papéis de parede do Ateliê Vanessa Guimarães. E sabe de uma boa notícia? Ela vende seus desenhos pra qualquer um. Ou seja... Quer uma ilustração exclusiva no topo do seu blog? Você pode encomendar com ela! Não é ótimo?


Quer saber mais sobre ela? Fiz uma entrevista incrível, onde ela conta quando começou a se interessar por ilustrações e como isso se tornou sério, além de dar sua dica pra quem pensa em seguir esse caminho...

1. Com quantos anos você começou a se interessar por ilustrações?

Devia ter uns 13 anos. Comecei a desenhar roupas pra umas bonecas de papel que eu tinha. Depois, no colégio, criei um caderno só de ilustrações. Nessa época, eu achava que iria trabalhar na área de moda somente, mas acabei entrando pro ramo de ilustração infanto-juvenil também.

2. Seus desenhos são todos bem fofos e coloridos. O seu estilo sempre foi assim, ou você já passou por outra fase?

Sempre foi assim! Sempre gostei muito de cores e desenhos fofos. Quando comecei a desenhar pra atrevida, há 6 anos atrás, meu desenho passou de bem infantil pra um pouco mais adolescente,
aí eles deixarem de ser tão fofos para serem um pouco mais expressivos. Pelo menos, foi o que eu tentei fazer :)

3. Você se inspira em alguém? 

Sim! Adoro vários artistas! Entre eles Shag, Alberto Cerriteño, Amanda Visell e Stephan Britt. Aprendo muito só de olhar a obra deles.

4. Como você aprendeu a desenhar? Sempre foi boa nisso, ou no começo os seus desenhos eram diferentes? Já fez algum curso?

Então, foi mesmo desenhando roupinhas de bonecas que comecei e os desenhos eram beeem ruins, apesar de na época eu achar que não. Acho que todos são capazes de desenhar, só requer muita prática e um tanto de personalidade que te faça chegar num estilo próprio, o que é o mais difícil. Eu fiz faculdade de design gráfico, onde tive aulas de desenho, mas não muito profundamente. Hoje em dia continuo fazendo
cursos e pretendo fazer outros pq a gente tem sempre o que melhorar. SEMPRE.


5. Sabe aqueles dias que mesmo querendo muito, a criatividade não vem e você não consegue criar nada? Já passou por algum desses dias improdutivos? 

Vários! Nessas horas é bom parar, dar uma olhada em referências, ler um livro, escutar música, ou assistir um filme. Ajuda a abir a mente. Não adianta ficar forçando.

6. Alguma vez pensou em desistir? Por que?

Já sim, apesar de amar o que eu faço, o começo é um pouco difícil, você tem que ir atrás, muitas vezes ouve "não" ou nem ouve nada. Às vezes sua auto-confiança não está lá aquelas coisas, ou você percebe que a concorrência é muito grande. Mas, hoje eu vejo que não pode desistir, você tem que continuar, se aprimorar, mostrar seu trabalho sem medo. No final, dá certo.

7. O que faz pra se manter inspirada?

Muitas coisas me inspiram: Uma viagem, músicas, ideias, meu próprio trabalho e o reconhecimento dele. Pessoas também me inspiram muito.


8. Quando começou a vender seus desenhos? Como isso aconteceu? Alguém te procurou ou você decidiu arriscar e divulgou seu trabalho?

Comecei a trabalhar com ilustração logo no segundo ano de faculdade, como estagiária. Aí, continuei nesse caminho, em outros estágios aonde desenvolvi mais meu traço. Em 2006, eu fiquei em 2º lugar no concurso de ilustração da melissa "melissa s3t girls" e fui finalista no concurso de ilustrações infantis da Folha de São Paulo. Isso aí foi bom porque fiquei confiante e comecei a mandar currículo e portfólio para as editoras e revistas que gostava. Foi aí que comecei a trabalhar pra Atrevida, Atrevidinha e outras revistas.


9. Tem algum truque que pode nos contar?

Humm... truque não sei. Acho que o mais importante nesse ramo é acreditar em você, praticar muito e, quando começar a trabalhar, ser bastante reponsável e pontual nas entregas.

10. Aposto que muitas meninas vão se apaixonar pelos seus desenhos! Muitas dessas vão se sentir inspiradas, e algumas vão pensar em desenhar também. O que você tem a dizer a quem quer seguir esse caminho, ou a quem já está com o pé na estrada mas ainda não teve reconhecimento?

Aconselho pra quem quiser começar, comprar um caderno com folhas brancas (sketchbook), onde possam rabiscar em qualquer lugar... Isso ajuda a desenvolver o traço e a criatividade. Se manterem bem informadas sobre um pouco de tudo: História, arte, moda, comportamento, música... Tudo isso cria uma bagagem que é essencial no desenvolvimento dos desenhos. Outra coisa importante é criar um blog ou site para a divulgação do trabalho e NUNCA copiar desenhos dos outros! O reconhecimento, muitas vezes demora, então a gente tem que persistir.

11. Deixe um recado para as leitoras do Garotas Dizem.

Espero que tenham gostado da entrevista! Nunca desistam de seus objetivos, não interessa quais sejam, hein? Não deixe que ninguém as desanimem porque tem muita gente especializada nisso por aí! Beijos a todas!!!

Fim :)



Então, meninas, eu adorei todas as respostas da Isa. Ela é super simpática e me deu total atenção. Espero que vocês tenham curtido a entrevista tanto quanto eu!

Ah, tem mais uma coisa... Aposto que vocês adoraram os desenhos, não é? Então passem na loja virtual Sweet Cavalera. Lá, ela vende quadros com seus desenhos mais fofos por preços bem acessíveis. Então, fica a dica. O meu preferido é esse, quero saber qual vocês mais gostaram também.

Quem quiser ver mais trabalhos da Isa pode passar lá no blog dela. Aproveitem pra seguir e acompanhar sempre!







31 comentários:

  1. O trabalho dela é muito lindo. Gostaria de ter um cabeçalho feito por ela. Gostei bastante desse http://www.sweetcalavera.com.br/pd-18dee-a-pequena-vila.html?locale=pt-br

    ResponderExcluir
  2. Que entrevista legal. Lore, que layout perfeito, amei *--*
    Voltou com tudo heim, saudade daqui eu tava;

    http://iasmincruz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorenna!! =)

    a-d-o-r-e-i o lay novo!! as opções de fundo e claro a entrevista!!

    sempre quis saber desenhar hahaha mas na vdd n sei nem por onde começar!!

    estou olhando a loja dela e vou favoritar =)

    bjos!!

    www.bls.tanlup.com

    ResponderExcluir
  4. Amei, amo muito desenhar! Deu até uma inspiração agora rs

    Sim, seu tema esta muito lindo! Faz encomendas? (:

    ResponderExcluir
  5. Que incrível o trabalho dela. As imagens encantam muito, tem uma suavidade e uma vida em cada personagem que é de brilhar os olhos olhando.
    Uma entrevista super gostosa, foi bom conhecer mais sobre ela.

    Ah Loore, o lay está incrível, parabéns viu. *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei aqui *--*
    Entrevista perfeita <33

    ResponderExcluir
  7. Os desenhos dela sao tao expressivos, lindos e o que mais me chamou atençao, elas sao tao coloridos e teens.

    ResponderExcluir
  8. aaaah, amei os desenhos dela e a entrevista.. não conhecia :D
    O novo lay esta lindo :D

    www.devaneiosdeumagarota.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que lindos! Amo os desenhos dela ♥

    ResponderExcluir
  10. Acho muito lindas as ilustrações dela!
    O blog ficou maravilhoso! Kissus
    Cherry Bomb || Twitter

    ResponderExcluir
  11. Nossa, seu blog é muito fofo.

    Adorei a entrevista e conhecer sobre o trabalho dela.

    beijinhos

    Te encontro aqui?

    http://azizefashion.blogspot.com/

    Twitter - https://twitter.com/#!/AzizeFashion

    ResponderExcluir
  12. Lorena, o layout ficou muito bonito mesmo, *--* Quando sai o resultado do concurso dos cadernos da Jandaia? :D hehe' Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa adorei as ilustrações dela, são super cute, já tinha reparado as imagens na Atrevida mas nunca fui ver quem era, adorei conhecer a Iza e suas ilustrações, ótimo post!
    meusdezoitoanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. ela está de parabéns, suas ilustrações são lindas!
    e é tudo bem de menina mesmo, né? :D

    ResponderExcluir
  15. Awn, o lay do blog ficou super liindo! Amei as ilustrações,hihi.
    Beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Lindas ilustrações,se eui soubesse fazer isso kkkk

    Bom, poderia seguir meu blog? Retribuo é só avisar ;)!

    Bju

    http://the-lovers.tk/

    ResponderExcluir
  17. Adorei as ilustrações, a entrevista e o novo layout. Ficou super divertido (adorei trocar o background pra ver qual eu mais gostava, uhahuauh). Não leio a atrevida, mas adorei conhecer o trabalho da Isabela.
    http://incertezaconstante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. eu tbm nunca reparo dos nomezinhos no canto da páginas [vou passar a reparar]
    adorei a entrevista!A Isa é uma simpatia em pessoa (:
    ela tem bastante talento,adorei os desenhos dela.Não consegui encontrar um 'preferido' gostei de todos *-*
    Esse novo 'visual' do blog ta simplismente um encanto :D

    Beeijos,
    http://blogportalteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. o blog voltou melhor do que nunca parabéns amei aentrevista e os desenhos

    ResponderExcluir
  20. Adorei as ilustrações dela. Eu também desenho, mas eu tenho plena consciência que eles são péssimos, preciso ainda de longos anos de treino para ficarem um pouco bons. Na verdade, meu intuito mesmo é apenas trabalhar com Moda, mas um dia eu fui além das bonequinhas desproporcionais que desenho, e fiz outras coisas. Eu gostei até, achei bem legal. O fato dela dizer que suas ilustrações eram péssimas, me deram ainda mais gás pra continuar com o que faço!

    http://scarpimvermelho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu já conhecia ela sim, sou super fã dos desenhos dela, são com certeza muito perfeitos ♥ O post ficou ótimo e a entrevista também! O novo design daqui ficou incrível!!
    www.viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. *O* que lindo a ilustração da corujinha *-*
    me apaixonei por ela, ela até está salva $:

    ResponderExcluir
  23. Adorei as ilustrações dela.
    http://perfeitamenteteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Achei lindo mesmo, e o blog tambem está uma graça !
    http://alternativateen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Há muito tempo eu vejo as ilustrações dela na Atrevida e sou apaixonado, porém não sabia as informações da ilustradora, obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Que belas Ilustrações, nunca tinha visto falar nela :o vou procurar saber mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  27. essa eu já conhecia, adoro o trabalho dela!

    ResponderExcluir
  28. Já tinha visto as ilustrações dela ;)
    http://www.imperfeitaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. As ilustrações dela são lindas *o*
    Gosto muito de desenhar tb!
    Gostaria que você desse uma olhada em algumas de minhas imagens,sou amadora mas procuro o máximo possível de visualizações e criticas(boas ou más)pra mim poder evoluir na minha técnica neh!
    ^^
    Tenho poucas imagens no pc mas já postarei outras!
    http://2.bp.blogspot.com/-DchWOW-hrCk/UJ7YJYra89I/AAAAAAAABKM/M6og-iK7EAg/s640/bailarina+004.jpg

    http://4.bp.blogspot.com/-p64SP4WTjko/UJcZRMNWb1I/AAAAAAAABF8/HLz4-Kx9DMs/s640/lidah+008.jpg

    venho te mostrar outrsa depois!^^
    espero que ache bonito!

    ResponderExcluir

 
Voltar ao topo